quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Consciência?

Quando meu cabelo deixar de ser considerado ruim, 
Quando pararem de chamar de "neguinho/a" de forma pejorativa, Quando desassociarem minha imagem a coisas ruins,
Quando pararem de me temer e me discriminar só porque eu "resolvi" ter mais melanina,
Quando as falas deixarem de dividir negros e brancos e começarem a se referir a todos como pessoas,
Quando frases como "tinha que ser preto" e "serviço de preto" pararem de se referir a coisas ruins,
Quando as cotas pararem de ser necessárias, quando negros deixarem de ter papéis estigmatizados nas novelas,
Quando a polícia parar com o racismo imbecil e passar a agir de forma justa com todos,
Quando pararem de tentar resumir minha história num dia e de tentar a redenção e o perdão com um feriado.
Aí sim poderemos comemorar não a consciência negra e simplesmente a consciência e o respeito entre nós, irmãos e iguais, negros, brancos, vermelhos, amarelos, azuis, o que for.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Quando olhar uma matéria num site de notícias te deixa irritada


Bom dia,
Acho que vocês entendem que o papel de vocês como noticiadores pode ser importante e influenciador correto? Da próxima vez que vocês resolverem fazer uma matéria falando sobre cabelos bagunçados vejam bem se eles estão verdadeiramente bagunçados ou se só não estão lisos. Cabelo cacheado também merece respeito, também pode ser bonito e uma famosa que sai na rua com o cabelo cacheado entende isso muito bem. Entendam de uma vez que cabelo bom é cabelo bem tratado e não cabelo liso.
Parem com esse preconceito besta, vocês podem magoar muitas pessoas e influenciar outras tantas para que acreditem quem sem a chapinha milagrosa seus cabelos serão eternamente bagunçados e feios. Feia e bagunçada é essa atitude de vocês.
Vocês entristeceram e muito uma pessoa que tem orgulho extremo de sair na rua com cabelos cacheados, tenham mais respeito.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pois é, hoje foi um daqueles dias que parece que as pessoas combinam de falar sobre o mesmo assunto. Primeiro foi você, depois as meninas da facul. A mensagem foi bem clara, eu TENHO que escrever.
Todos os dias milhares de pessoas saem por aí sonhando encontrar o amor. Não aquela coisa besta das comédias românticas, aquele treco meloso e grudento que te dá até diabetes. ou tão avassalador que só de olhar pro ser humano que você não conhece e nunca viu na vida parece que alguém aperta um botãozinho e PIMBA! amor.
Não, não. Nada disso. Diariamente as pessoas tentam encontrar isso que é assim mágico sem ser impossível ou irreal, que nos faz sonhar sem perder o senso de realidade e que é fácil em todas as suas complicações, perfeito em suas imperfeições e mais todos os clichês que você conseguir encontrar.
Há quem não acredite no amor, mas eu vou admitir, sempre acreditei e sempre vou acreditar.
E o que nós temos com isso? Bom nós temos, veja bem, amor.
Sem nenhum arco-íris ou sem ser diabetes ambulantes.  Há quem pense que o amor é feito de grandes gestos, bom eu gosto dos pequenos.
Todos os dias milhares de pessoas querem encontrar alguém que se preocupe, cuide, mas sem ser mãe ou superprotetor, só alguém que esteja lá pra te segurar  quando for cair e rir por você ser tonto a ponto de ter escorregado. Alguém que te abrace como se quisesse te sufocar e apertar você pra sempre, mas te deixa livre pra ir aonde suas asas permitirem. Alguém com quem você sonhe umas coisas, planeje outras, concorde sobre algumas, discorde fervorosamente de outras. Alguém com quem você brigue mas consiga se resolver. Alguém que role de rir da sua cara e que te faça rir muito também. Alguém que te apoie e tantas outras coisas que é tarefa muito árdua mensurá-las. Encontrar o amor é como ter um amigo tão legal, mas tão legal que não dá pra chamar de irmão e chamar de amigo não é suficiente 
Resumidamente, todos os dias milhares de pessoas saem por aí procurando algo que eu e você temos. Pois é. Acredite em mim.
Somos diferentes demais às vezes, eu sei. Sei também que eu posso ser intragável e insuportável e que minha ala de amigos meninos é bem maior do que você gostaria que fosse. Eu sei que às vezes eu sou sincera demais, realista demais e acabo com toda a sua doçura. 
Mas uma das meninas falou algo hoje que me traduziu inteiramente, eu não preciso de você pra viver ou ser feliz mas eu escolhi querer você pra viver e ser feliz. Eu acho muito mais válido, precisar é quase uma obrigação e escolher é totalmente mais legal. 
Não somos perfeitos e nem temos um amor perfeito. E se assim fosse provavelmente seria um saco. Nosso amor é construído aos poucos e todos os dias, sempre.
E da próxima vez que você pensar no quão diferentes somos, lembre-se milhares de pessoas querem alguém diferente assim para si e nós nos temos. Eu sou o que você não é e você é o que eu não sou. Se fossemos iguais, não nos completaríamos.
"Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer, me fez despertar
Me disseram uma vez que o danado do amor pode ser fatal
Dor sem ter remedio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz o bem
E que vence o mau
Até hoje ninguem conseguiu definir o que é o amor"

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Não me compare. Nunca. Sob nenhuma circunstância.
Não há ofensa pior do que a comparação. O que eu sou é puramente meu e mais inteiramente eu e nada, ninguém, nunca vai se comparar a isso.
Fui formada por coisas únicas bem como todos foram e não admito, não tolero ser comparada a ninguém que não tenha passado o que eu passei, vivido o que vivi e mais alguém que pense, haja e seja por 24 horas do mesmo jeito que eu.
Sim, sou singular e única e não me reduzo. Com isso não quero dizer que sou melhor de forma alguma, só gosto de deixar claro que sou diferente de todo o resto.
Isso, nem de longe, é privilégio meu. Todos somos diferentes uns dos outros. Somos diferentes até mesmo no modo como lidamos com o fato de sermos diferentes.
Uns, e me incluo feliz nesta categoria, gostam de mostrar suas diferenças, gritá-las para o mundo e estampá-las na testa. Outros querem esquecê-las, padronizar-se e cair no óbvio.
Por favor comemoremos a magia de sermos diferentes e nunca, em hipótese alguma faça comparações comigo ou com qualquer outra pessoa.
Graças a Deus somos diferentes,
RESPEITE!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Levanta a cabeça menina-mulher, esquece esse protótipo de dor e vá sorrir. Quem te disse que tu não tens o direito de chorar pelo que quiseres quando quiseres?
Vá leoa-menina, rasga o peito e mostra pro mundo que teu coração não é pedra e teus olhos não são vidro.
Cante menina-rouxinol, espante todos os males e grita ao universo que tu és pequena de voz potente. Alguém vai ter que te escutar.
Chora menina-flor, chora toda a dor que houver nessa vida. Presenteia com tua beleza aos que merecem e com teus espinhos os que a importunam.
Sorri menina-estrela, brilha no teu lugar e em todos os lugares que quiseres. Lembra do teu brilho e ilumina.
Corre pantera-menina, corre como se fosses livre, como se tudo pudesses e como se o mundo estivesse em tuas mãos.
Sonha pequena, sonha tudo que a imaginação ousar imaginar. Mostra ao mundo o poder que teu sonho pode ter e quão grande podes ser.
Abraça menina-ursa, deixa teu calor incendiar o coração de quem precisa de amor.
Sê de todo coração, feliz como tens direito. Crês de todo o coração naquilo que julgares certo e sinta-se livre pra crer no que quiseres e quando bem entenderes.
Por fim menina, sê tudo aquilo que quiseres, no tempo e pelo tempo que gostares. Sê mas sê com vontade e ardor, como se nada mais houvesse há não ser tu e o teu ser.
Conjuga o verbo da forma que preferires e não te esqueças nunca, tu és exatamente aquilo que escolheres ser.
Voa águia-menina, sê livre pra escolher por onde voar e onde fixar ninho, só assim viverás plenamente.

domingo, 29 de abril de 2012

Eu quero dúzias de corpos se movendo como se fossem apenas um. Eu quero que o som invada o ar e forme a melhor atmosfera jamais criada. Eu quero pessoas gritando até suas vozes se esvaírem. E sorrindo como se estivessem fazendo a melhor coisa que já fizeram. Se divertindo como se estivessem embriagadas pela melhor e mais forte droga jamais vista. Eu quero ver saias rodando, palmas e dedos estralando marcando o ritmo. Eu quero a bateria ditando as batidas do meu coração. Eu quero ver o passinho marcado, o improviso, o desajeitado, o que não sabe dançar. Eu quero a dança, eu quero o sentimento que a palavra dança expressa. Eu quero a intensidade, a mistura de todas as coisas. Eu quero a expressão máxima do ser humano na arte. Eu quero a paixão fluindo com o suor. Eu quero a criança, o velhinho, a mãe e o filho juntos compartilhando a emoção. Eu quero emoção. Lágrimas, choro, risos, gargalhadas. Eu quero o agudo, o grave, o vibrato e até o sintetizador. Eu quero o clássico, o conteporâneo, o moderno, o jazz, o flamenco, o irlandês. Eu quero o flashback e o atual. O Footlose, o Dirty Dancing, o Flash Dance e o Saturday Night Fever. Eu quero ser a maníaca na pista de dança, porque hoje e sempre tudo o que eu quero é dançar.
"Yeah wanna dance with somebody
With somebody who loves me"

quarta-feira, 18 de abril de 2012


Um amigo muito inteligente me disse uma vez que a nossa missão na terra era construir o amor.
Fazer pessoas sorrirem ou chorarem de emoção, dizer palavras doces, externar os sentimentos e criar assim um lugar mais legal pra viver. E você deu um novo sentido pro meu método de construção do amor, eu já o construía com meus irmãozinhos, mas você fez com que a minha casinha virasse um castelo, que aumenta cada dia mais.
Uma das primeiras coisas que eu te disse é que eu não acredito em perfeição, porque pra mim é impossível. E você me mostrou que de fato perfeito é complicado, mas que dá pra se chegar bem perto.
Você me apóia, me faz rir dos meus problemas, me abraça quando eu quero destruir coisas e me demonstra como construir cada vez mais o amor só de me olhar.
Talvez eu seja fria e torta, mas isso não significa que eu não sinto, só não sei demonstrar de maneira convencional. É por isso que eu venho aqui e escrevo meia dúzia de palavras sem sentido que juntas querem apenas que você entenda uma coisa. E que não duvide. E que não se esqueça. E que acredite.
O problema é que eu te amo, não tenho dúvidas que  com você daria certo. Juntos viveríamos pois nos amamos, com você meu mundo ficaria completo...

domingo, 25 de março de 2012


Sorrir, levar de cavalinho, esperar um pouquinho, aguentar amiguinho, ouvir reclamação, brincar no fundo do busão, sonhar, chatear, ter vontade, ter saudade, querer mais, abraçar, cantar, dançar, torcer, ver emocionar, dividir a emoção, a tensão, a vida, a lotação do trem, dividir a comida do bandeijão, a nova informação, a família, o primo-irmão, provar, aprovar, aproveitar e querer com o maior querer que houver uma vida pra chamar de nossa.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Balanço de fim de ano [atrasado em 4 meses]

Desde que eu resolvi que eu ia escrever aqui, ao invés de usar um caderninho, eu tenho feito a cotação das coisas bacanas e das não tão bacanas assim no fim do ano.
No fim do ano passado deu tilt e tudo mudou, não tive tempo e nem vontade de fazer coisa alguma, muito menos escrever.
Eu diria que 2011 excedeu as expectativas no quesito fortes emoções, eita ano que teve necessidade de mostrar a quê veio. Risos, comemorações, montinhos, beijos, abraços, brigas, broncas, alegria, viagem, choro, dor, morte, cena de filme 2011 teve de tudo.
Vi, vivi, ouvi, cresci, ganhei, perdi, chorei, chorei mais ainda, sorri, chorei de rir, xinguei, dei de louca, fiz escândalo, piti, comemorei, saltitei, cantei, dancei, atuei, cantei mais um pouquinho, organizei, desorganizei, trabalhei, cuidei de corte no dedo e no coração, dor de cabeça, cólica e até ganhei um namorado bobo.
Foi um ano daqueles que valeu por dois, onde entre mortos e feridos se salvaram todos. Algumas cicatrizes foram inevitáveis, mas o que seriam das histórias sem as marcas que elas deixam pra nos lembrar da dor ou da alegria??
2011 se esforçou tanto pra ser inesquecível que mexeu até com meu feriado preferido. Nem o natal escapou da vontade desse bendito ano passado se fazer presente. Pena que o esforço foi tão grande que resultou em rios de lágrimas e não em comemorações.
Mas como eu ainda costumo acreditar, a gente passa por exatamente aquilo que tem que passar, não há pra onde fugir e não tem como se esconder. Uma hora a vida vem e acontece sem te perguntar se pode ou não.
Não tenho muito do que reclamar, 2011 mostrou a que veio e provou que seria o ano da mudança ainda no comecinho.
A coragem cresceu e com ela a menina também. Aqui estamos nós, só espero que 2012 não se esforce tanto quanto 2011, acho que o coração aqui não aguenta tanta emoção seguida.
Dizem que esse é o ano do fim do mundo, se for verdade de uma coisa eu tenho certeza, eu só saio do mundo depois de ter a sensação de que a vida valeu verdadeiramente a pena. Quero ver me tirar dela antes disso.
Bem-vindo 2012, vê se manera nas lágrimas de tristeza um pouquinho vai?
Seus olhos sempre foram doces, reconfortantes, angelicais. Sua voz sempre foi serena, calmante e tinha um que de marotice, meninice e humor que não passava mesmo nos momentos mais tristes. Te vi fazer piadas até mesmo em cima da cama. Sua força era extrema, intensa, emanava e contagiava a todos a sua volta. Assim como a sua risada e sua infinita bondade e doçura.
Costumo dizer que meu herói favorito é o Batman, mas é um equívoco sem tamanho.
Não há como não chamar de herói um cara que amou infinitamente a mesma mulher e nunca foi rude com ela, mesmo sendo casado por QUARENTA E TRÊS anos, não dias, não meses, ANOS.
Um cara que nunca perdeu a fé e a confiança e nos momentos difíceis encontrava ainda assim força para sorrir com bondade.
Que sempre se desdobrou em dez para nunca deixar nada faltar em casa, não só materialmente, mas emocionalmente também.
Uma pessoa tão especial, mas tão especial, que aos 73 anos de idade ainda acreditava em Papai Noel.
Sempre entendi o que era o amor e qual a função de uma família na vida de uma pessoa. Os valores, a confiança, o que era caráter, o que era ser íntegro e honesto. Aprendi no colo a ser boa com as pessoas e a sorrir e confiar sempre.
Meu vô se esforçou a vida toda para nos dar exemplos e o fez, não só a mim, mas aos meus tios, minha mãe, e todos que tiveram a oportunidade de vê-lo e conversar com ele por cinco minutos.
O carinho que ele disseminou pelo mundo ficou bem claro ontem. No até logo tinha ônibus, vans e carros cheios de gente. Todos queriam ver e acenar pra'quele tiozinho que vivia de boné.
Mas fazer o que, papai do céu manda os anjos para a terra e em algum momento ele precisa da ajuda deles lá em cima de novo. O mundo anda tão complicado que ele precisava de alguém que fosse de pura luz.
É Zico José, meu eterno melhor amigo, seu abraço faz falta. Saber que você não vai mais fazer as deliciosas batatas fritas moles dá uma dorzinha chata, mas eu sei que você está aqui comigo em todos os momentos bons ou ruins.
Você é, foi e sempre vai ser minha pessoa favorita no mundo. Como não te amar?
Demorei quase quatro meses pra conseguir por tudo isso pra fora e enfim dizer até loguinho vôvis, pode demorar um pouquinho mas eu vou seguir minha vida feliz só de saber que um dia eu vou te reencontrar.